segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A publicidade reage?

A semana começa com duas importantes notícias, que podem fazer de 2008 um ano muito especial para a publicidade.
A primeira é que, finalmente, parece que irá sair o 4º Congresso Nacional de Propaganda. Até que enfim! Parece que vaidades ficaram de lado e pressões para manutenção do “status quo” foram superadas pela realidade: o modelo brasileiro de negócios na publicidade põem em risco a qualidade da publicidade nacional e a sobrevivência das empresas da cadeia produtiva. Espero que o tema da remuneração e da propriedade intelectual da criação seja discutido com realismo e profundidade. Num mundo de mídia fragmentadas, onde o conceito de “long tail” chega aos investimentos de mídia, as agências podem continuar sendo remuneradas apenas pelos veículos? Além disso, é importante que o setor se una contra uma crescente onda de regulamentação e cerceamento da atividade.A segunda boa notícia é o lançamento do Wave Festival in Rio, iniciativa do grupo MM que deve contribuir para valorizar o que é realmente importa na publicidade - a criatividade. Pena que, do ponto de vista da mídia exterior, o festival comece mal. Praticamente todas as premiações relevantes no mundo já separaram a categoria impressos de mídia exterior. A linguagem é diferente e a mídia exterior vem ganhando relevância em todo mundo, obtendo fatias de mercado cada vez maiores, ultrapassando o Rádio em diversos países e, em alguns, já ameaçando jornais e revistas.
Vamos torcer para que a estas iniciativas se juntem outras para tornar 2008 o ano em que a publicidade brasileira irá retomar seu crescimento econômico e criativo.



Fonte: Lafora

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